Inspiração

www.j3p.com.br J3P comemora 15 anos trocando papéis com seus clientes Diretores da agência criaram uma campanha onde clientes foram chamados para criar o anúncio de aniversário, e mostrar ao mercado o atual momento de crescimento da agência Para comemorar seus 15 anos, o Grupo J3P bolou uma ação baseada na sua maior expertise: Campanha Integrada. A novidade da vez foi que os diretores da agência envolveram praticamente todos seus clientes para que eles assumissem o papel dos publicitários no desenvolvimento desta campanha. Assim surgiu o Publicitário por um Dia., ...

Portfólio

Belas ilustrações...

Downloads

Uma série de ícones lindos e de alta qualidade...

Fotografia

Uma galeria incrível de imagens HDR...

Boa idéia

E quando os clientes são os designers ...

Posted by Feh! - - 1 comentários



Qual a importância das cores em um material?

Essas, entre tantas outras perguntas relacionadas ao universo das cores, fazem parte do dia a dia de muitos designers, artistas e criadores de um modo geral. É até bom que esses questionamentos existam, pois, se a pergunta existe significa que a preocupação com um perfeito resultado final é constante. Triste é quando encontramos profissionais(eu conheço vários infelismente) que dizem desconhecer essa importância e escolhem as cores levando em conta apenas o seu senso estético.



Estudei sobre cores durante todo o início da minha graduação... é incrível como existem aspectos para serem estudados, argumentados e levados em consideração sobre Cor (luz e pigmento), porém é um assunto pouco explorado por quem se inicia ou trabalha só de forma superficial com arte.

Para acabar com isso, um bom começo é responder a questão que inicia esse post.

Qual a importância das cores em um material?

A cores desempenham um papel essencial no design. A função da cor deveria ser levada mais a sério e usada adequadamente pela maioria dos designers . Entre os vários pontos que deveriam ser observados podemos destacar dois, são eles: a relação da cor com o tema abordado e a ordem de leitura da mensagem do objeto.
A relação entre tema e cor é importante porque ajuda a construir melhor a mensagem no cérebro. Completa um conjunto de informações adicionando associações inconscientes que podem aumentar ou diminuir o entendimento, a assimilação e até manipular as sensações e reações dos leitores. Quanto a relação entre a ordem de leitura desejada, a cor pode ser responsável pela escolha de qual matéria será lida primeiro, qual imagem será mais bem recebida e memorizada etc.

Agora, assumo que eu não tenho (por mais que quizesse) experiência suficiente para falar sobre o assunto, mas aprendi que um bom Designer tem que buscar ser antes um bom Pesquisador! (Prof. Dr. Dráusio Camarnado Junior - Metodologia Projetual)  Por isso reuni todos os livros que tinha sobre o assunto para debater e expor para vocês os aspectos da cor no Design.

1º Vai colorir? Esqueça o aleatório!
Se Design fosse uma inspeção aleatória eu tenho certeza que não haveria necessidade de estudar 4 anos! XD
Como eu já havia dito, todo projeto de Design tem um problema para resolver e atributos como iconografia, material, linguagem, vinculação e COR sevem para soluciona-lo. Por isso não é porque uma cor ficou bonita numa ilustração que ela se torna funcional.
Para entender de funcionalidade das cores vamos debater os Processos de composição.

Existem dois tipos de cores, as cores LUZ (RGB - Vermelho, Verde e Azul) e as cores PIGMENTO (CMYK - Ciano, Magenta, Amarelo e Variável de intensidade¹). As cores luz são essas que formam esse blog, imagens de TV, Luzes de teatro... já as cores pigmento formam os materiais gráficos como revistas, embalagens, tecidos...



Se você reparar, a síntese das cores luz (soma), gera o branco. Já a síntese das cores pigmento gera o Preto. Por isso é importante fixar bem a diferença das duas paletas. Já fez aquele layout irado no pc e quando foi imprimir as cores ficaram estranhas? Se sim agora você já sabe o motivo! ^^
Bom, pra relacionarmos os métodos de composição vamos selecionar a paleta subtrativa como exemplo (Cores Pigmento).

O primeiro ponto necessário para entender sobre composição é a construção do círculo cromático do geólogo e romancista alemão Goethe, estabelecendo no início do séc. XIX a Teoria da Cor Pigmento, que viria a explicar pela mistura alguns dos aspectos básicos da cor muito utilizados na pintura. Essa teoria foi desenvolvida no começo do Séc. XX pelos pintores alemães Johannes Itten e Paul Klee, professores na Bauhaus, que ampliaram com trabalhos nesta escola de arte o modelo teórico iniciado por Goethe.

As cores primárias (vermelho, azul, amarelo) chamadas também de cores puras pelos pintores impressionistas são o vértice inicial para o surgimento das outras cores.






Da combinação de duas cores primárias surgem as cores secundárias (verde, laranja, roxo),


E da mistura de uma cor primária e outra secundária surgem as cores terciárias.



Agora podemos observar como harmoniozamente as cores se encaixam dentro do círculo cromático e facilitam compreender a estrutura das combinações cromáticas.


As composições a partir do círculo cromático tornam-se mais compreensíveis e assimiláveis, observe:

COMPOSIÇÃO MONOCROMÁTICA:
Um esquema de cor de monocromia é uma única cor (primária, secundária ou terceária) e suas variações em termos de tons, contraste e saturação. Usar essa combinação de cores é quase sempre bom, só deve se tomar muito cuidado para tornar o sua combinação monótona. Usar a monocromia combinada com preto e branco pode ser eficiente.


Exemplos:
 
  • Prós:
    • A composição monocromática, é simples de utilizar e sempre luz balançada e visualmente apelativa.
  • Contras:
    • Este esquema carece de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.
  • Dicas:
    • Quando realizar um trabalho com monocromia, utilize as luzes, sombras e tonalidades da cor principal para tornar mais interessante o trabalho.
    • Experimente o esquema análogo; ele oferece certas nuances ainda mantendo a simplicidade e elegância da harmonia monocromática.
COMPOSIÇÃO HARMONICA:
São as cores que tem uma cor base em comum e não há contraste, são aquelas que estão vizinhas no círculo das cores. Quando usadas não dão destaque a composição e intensificam a expressa da sua tonalidade.


Exemplos:


Composição harmonica a partir do magenta. Essa composição intensifica o ar de sedução e feminilidade da cor.
















Composição harmonica a partir do ciano. Essa composição intensifica o ar de calma da cor.














  • Prós:
    • As harmonias são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, no entanto são mais ricas.
  • Contras:
    • Um esquema de cores análogas carece de cor de contraste. Não é uma escala tão vibrante como a composição de complementares.
  • Dicas:
    • Evitar a utilização de muitos tons numa harmonia análoga, porque poderia destruir a harmonia.
    • Evitar a combinação de cores frias e quentes na mesma harmonia.

COMPOSIÇÃO COMPLEMENTAR:
São as cores opostas no círculo cromático . Neste caso nunca uma cor primária entra na construção da cor secundária complementar. A mistura de duas cores complementares resulta no cinza médio, cor do descanço visual, cor neutra.


As cores complementares servem para dar destaque a uma composição harmonizando a receptividade do observador.

Resumindo, já viu aquele cartaz laranja com letras vermelhas?
Reparou como é impossível de ler?

Veja no círculo cromático, o Laranja tem Vermelho em sua composição, logo o nosso cérebro não sabe onde termina uma cor e começa a outra criando a movimentação. Esse tipo de composição serve para destacar algo sem criar interpolações.






Composição complementar de base ciano+azul e amarelo.













  • Prós:
    • A complementar oferece uma combinação de alto contraste ideal para atrair a máxima atenção do espectador.
  • Contras:
    • Este esquema é mais difícil de balançar que os esquemas harmonicos ou monocromáticos, especialmente quando são utilizados coreis quentes não saturadas.
  • Dicas:
    • Para melhores resultados, é aconselhável escolher cores frias e cores quentes, como por exemplo azul e laranja.
    • Se se estiver a utilizar uma cor quente (vermelho ou amarelo) para ressaltar, é aconselhável utilizar uma cor fria não saturada para dar mais ênfase á cor quentes.
    • Evitar para esta harmonia a utilização de cores não saturadas quentes, como castanhos e ocres.

Teste: Ilusão óptica

A nossa retína busca sempre estar em harmonía. Por isso os métodos de composição harmonica são aconselhados quanto é necessário transmitir alguma informação sem dispersar.

Para provar essa necessidade dos nossos olhos abra um software de edição de imagens qualquer, coloque como cor de fundo a cor vermelha (#FF0000). Em seguida fixe sua visão na tela vermelha por 30 segundos ou mais. Passado o tempo troque a cor do fundo rapidamente para branco.

Fazendo isto você terá a ilusão de ter visto a cor ciano na tela inteira, isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina ficam cansado, perdendo a habilidade de enviar informações ao cérebro e pedem a cor complementar para harmonizar a visão. O ciano é a cor oposta do vermelho no círculo cromático. Você pode fazer o teste com qualquer cor do círculo.

Finalizando, o estudo de cor é muito abrangente. Vale a pena testar e observar essas aplicações.
Espero que tenham gostado do post, no próximo irei falar sobre outros processos de composição e sobre tendencia de cores!

Fontes:










Titulo: A Cor no Processo Criativo
Autora: Lilian Ried Miller Barros
Editora: Senac São Paulo








Titulo: A Cor como informação
Autor: Luciano Guimarães
Editora: Annablume









Titulo: Design Básico: Cor
Autor: Luciano Guimarães
Editora: Artmed Editora


¹ou Alpha, responsável pela quantidade de pigmento.

One Response so far.

  1. Muito legal a matérias. Já estou esperando os próximos post. :}

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