Então vamos utilizar o gerador de gráficos padrão e depois alteramos o layout.
A ferramenta que vamos utilizar é a Column Graph.
Se você observar existem vários tipos de gráficos dinâmicos no Illustrator, mas nesse tutorial vamos abordar apenas o gráfico de barras verticais.
Selecione a ferramenta e desenhe um retângulo que será a área do gráfico. Logo após aparecerá uma tabela onde você colocará os dados do gráfico:
Só para exemplificar vamos fazer um gráfico com os dados 40, 60 e 90.
Faça isso e clique em Apply. O resultado será este:
2º Passo: Construindo o design
Agora que nosso gráfico está montado vamos começar a construír o design das barras. Para ajudar na organização tire a visualização dessa layer e crie uma nova.
Agora desenhe um cubo para ser o padrão do nosso gráfico. Eu criei este que você pode baixar aqui:
A maior dificuldade que temos ao criarmos 3D nos gráficos é a distorção das formas. Se o padrão for aplicado direto no gráfico o resultado será algo assim:
Para isso precisamos retomar ao nosso cubo (padrão criado) e criar uma guia que representará o limite do padrão que poderá ser esticado.
Desenhe uma linha onde deverá ser o limite, selecione a linha e vá em View > Guides > Make Guides. Depois agrupe todo o conjunto. O resultado será algo assim:
Selecione as barras com a Direct Selection Tool e vá em Object > Graph > Column. Excolha o seu padrão selecione a opção Sliding e dê OK
O resultado deverá ser este:
O melhor é que agora podemos criar novas barras, alterar os valores e o padrão não será distorcido.
4º Passo: Inserindo valores externos
A ferramenta de gráficos do Adobe Illustrator também nos permite receber valores de documentos externos. Ele recebe arquivos de texto, então recomendo o *.txt (quando forem poucos dados) ou o *.csv gerado a partir do excel (quando a quantidade de dados for maior). Quando for utilizar o *.txt coloque os dados separados por uma tabulação (tecla TAB do teclado) e quando for utilizar o excel, coloque os dados na tabela e salve o arquivo como arquivo "separado por vírgulas" (*.csv).
Para importar no Illustrator basta selecionar a opção Import data:
Sobre a autora: Olá meu nome é Fernanda - Técnica em programação, estudante de Design, compositora, produtora musical, geek a amante da vida + web 2.0! Espero poder ajuda-lo a descobrir as maravilhas do Design e Desenvolvimento. Me siga @DjNanda2 ^^
Obrigado pelo Post!
Abs!