Inspiração

www.j3p.com.br J3P comemora 15 anos trocando papéis com seus clientes Diretores da agência criaram uma campanha onde clientes foram chamados para criar o anúncio de aniversário, e mostrar ao mercado o atual momento de crescimento da agência Para comemorar seus 15 anos, o Grupo J3P bolou uma ação baseada na sua maior expertise: Campanha Integrada. A novidade da vez foi que os diretores da agência envolveram praticamente todos seus clientes para que eles assumissem o papel dos publicitários no desenvolvimento desta campanha. Assim surgiu o Publicitário por um Dia., ...

Portfólio

Belas ilustrações...

Downloads

Uma série de ícones lindos e de alta qualidade...

Fotografia

Uma galeria incrível de imagens HDR...

Boa idéia

E quando os clientes são os designers ...

Posted by Feh! - - 0 comentários


O que é? Para que serve? Como faço?
Todas essas perguntas eu já me fiz. Hoje esclareço as coisas para vocês.

Banco de dados é exatamente o que o nome diz: um espaço para guardar dados. Partindo desse princípio você já pode se considerar um DB Develop (DataBase - Programador de Banco de dados)! Sim, seu bloco de anotações, sua agenda telefônica, a biblioteca do seu Itunes... são todos exemplos de banco de dados!

Agora, vamos aplicar esse exemplo em outro contexto: Você desenvolveu um site onde o usuário precisa se cadastrar com as informações de NOME e IDADE. Se o usuário ou você (sistema) precisar recorrer a essas informações posteriormente se faz necessária a utilização do Banco de Dados (chamarei de DB daqui para frente), onde a informação será guardada para consultas.


Já podemos dizer então que esse banco de dados precisará ter no mínino 2 espaços para informações onde colocaremos o NOME e a IDADE do usuário... mas, como essas informações vão ser guardadas?

A maioria dos BDs funciona com uma estrutura de tabelas (assim como o excel), onde cada coluna tem uma ID (nome do campo) e seus respectivos valores. Sendo assim, a nossa tabela ficaria dessa forma:





Agora, suponhamos que duas pessoas com o nome de ANTÔNIO MIGUEL de 20 ANOS se cadastrem no site... na hora de consultarmos essas informações, como saberemos destinguir cada um? Aqui entra o principal conceito das estruturas de BDs: as Chaves primárias (PK - Primary key).

Como as informações que nos precisamos colocar nessa tabela não são únicas (como o número do CPF) nós precisamos criar um novo campo que singularize cada um dos cadastros. Nesses casos o campo criado será um autocompletar, ou seja, um campo que a cada cadastro mude automaticamente numa escala numérica, por exempo: ANTONIO MIGUEL foi o primeiro a se cadastrar no site, quando suas informações forem para o banco ele será o número 1. LAURA JOANA foi a segunda, logo será a número 2 e assim por diante. Vejam agora nossa tabela com alguns cadastros:




Agora sabemos que existem sim 2 ANTÔNIOS, porém um tem o ID 1 e outro o ID 4 já que são pessoas diferentes.

Mas, e se no cadastro o usuário precisasse colocar também se CPF? Neste caso o próprio campo CPF poderia ser uma PK já que não existem duas pessoas no mundo com o mesmo número. Porém casos como esse são tratados com cuidado: quanto maior for seu BD, mais lenta será a consulta de informações, então sempre que possível opte por PK com pouca informação (com o autocompletar) pois o sistema fará uma pesquisa muito mais rápida em campos de 1 ou 2 caracteres do que com 11 caracteres (caso do CPF). O aconselhável é que sempre se use campos numéricos para as PKs, por isso esqueça os EMAILs ou outros campos de texto viu... ^^

Vamos mais fundo? Claro!

E se após o cadastro no nosso site o usuário precisasse dizer quais outros sites ele gosta de visitar. Bom você pode pensar de cara em uma tabela dessa forma:
E se ele gostasse de mais de 3 sites? Aumentariamos a tabela?
E se não gostasse de outros sites? Ficariam campos em branco?

Aqui entra outro conceito fundamental dos BDs: as CHAVES ESTRANGEIRAS (FK - foreign key). A solução seria criar outra tabela e apartir daí criar um campo adicional para dizer a quem pertence cada uma das informações:



A chave estrangeira é a coluna USUÁRIO na tabela SITES. Dessa forma cada usuário poderá inscrever quantos sites quiser e nós saberemos quais são: ANTONIO MIGUEL (ID 1) gosta do GOOGLE e do ABDUZEEDO, já a LAURA JOANA curte o EBAY, o JOÃO FRANCISCO gosta do GOOGLE e o ANTONIO MIGUEL (ID 2) só gosta do nosso site! ^^

Agora, será que você está preparado para começar a desenvolver seus BDs?
Vou deixar algumas perguntas para você testar seus conhecimentos ^^

Analise o BD:





  • Quantos homens tem mais de 30 anos?
  • Quantas pessoas são de SP?
  • Quantas mulheres são casadas?
  • Quantos homens gostam do Google?
  • Quem gosta do Abduzeedo?
  • Qual a média de idade dos que gostam no Ebay?
Respondam pelos comentários e divirtam-se!

No proximo post vou continuar falando sobre os BD, padronizações e os famosos DERs (Diagrama de Entidade e Relacionamento).



Sobre a autora:
Olá meu nome é Fernanda - Técnica em programação, estudante de Design, compositora, produtora musical,  geek a amante da vida + web 2.0! Espero poder ajuda-lo a descobrir as maravilhas do Design e Desenvolvimento. Me siga @DjNanda2 ^^

Leave a Reply

Comente e ajude a criar um blog com a sua kara! ^^"