Inspiração

www.j3p.com.br J3P comemora 15 anos trocando papéis com seus clientes Diretores da agência criaram uma campanha onde clientes foram chamados para criar o anúncio de aniversário, e mostrar ao mercado o atual momento de crescimento da agência Para comemorar seus 15 anos, o Grupo J3P bolou uma ação baseada na sua maior expertise: Campanha Integrada. A novidade da vez foi que os diretores da agência envolveram praticamente todos seus clientes para que eles assumissem o papel dos publicitários no desenvolvimento desta campanha. Assim surgiu o Publicitário por um Dia., ...

Portfólio

Belas ilustrações...

Downloads

Uma série de ícones lindos e de alta qualidade...

Fotografia

Uma galeria incrível de imagens HDR...

Boa idéia

E quando os clientes são os designers ...

Posted by Feh! - - 0 comentários



Quer ser Web Designer? Usabilidade é a palavra de ordem, e aqui estão os 7 erros mais comuns que devem ser evitados de acordo com Juliano Niederauer.


Navegação inconsistente

A navegação de um site deve fazer duas coisas: mostrar uma lista de locais que você pode ir e mostrar sua localização atual. Ele deve manter-se consistente no site todo pois ele é uma âncora – deve ser familiar para que as pessoas entendam o que é e elas devem sentir que possuem controle de onde estão para continuar navegando. Alterando a navegação de página para página vai apenas criar uma confusão mental, então mantenha-o simples e consistente.

Links não identificados por cor e/ou sublinhado

Links são os elementos-chave em um site – eles são a fundação da web. Faça-os fáceis de serem identificados. A convenção é que os links sejam azuis e sublinhados. No entanto, você não precisa seguir essa convenção se não convir ao seu estilo do seu site, mas você deve destacá-los de uma maneira ou outra. Eu ficaria longe de links em preto, a não ser que sejam localizados no contexto certo (por exemplo, uma barra de navegação).

Registro necessário para visualizar conteúdo
Já esteve em uma situação onde você esteve procurando por algo no Google apenas para encontrar um site que pede um registro para visualizar ele? Escondendo conteúdo valioso do usuário é uma barreira séria e frustrante para seu visitante, que é propenso a não voltar mais.

Formulários de registro longos
E não são apenas os formulários longos que são ruins – qualquer coisa que seja longa é ruim. Formulários de registro são uma barreira séria: você está forçando ao usuário a trabalhar. Pessoas odeiam preencher formulários, então remova tudo aquilo que não é absolutamente necessário. Mesmo se o formulário parecer longo, as pessoas perdem o tesão. Lembre aos usuários que eles podem preencher campos opcionais mais tarde.

Paginação excessiva
Lembra daquele artigo interessante que começou bem, e no final dele você notou que ele possue outras páginas? É frustrante pois você agora precisa abrir mais páginas, esperá-las carregar para terminar de ler o artigo. Isso pode até aumentar seus pageviews e fazer com que você possa ganhar mais com publicidade, mas vale a pena? Além de ser irritante para seus usuários, é também ruim para o SEO pois você estaria separando conteúdo relevante em páginas. Isso faz com que o robô dos sistemas de busca fiquem confusos a ponto de não entender sobre o que é cada página.

Texto longo demais
Aí vai aquele “longo demais” de novo. Seus visitantes não vão ler a página toda pois geralmente eles estão procurando por algo específico ou algo de seu interesse. Eles fazem isto escaneando a página inteira procurando por algo no qual focar. Use texto negritado, títulos grandes e imagens para providenciar uma estrutura escaneável para seu conteúdo.

Sem informação de contato
Por último mas não menos importante, se seus visitantes tem um problema com seu serviço (ou talvez só queiram te parabenizar por algo), deve haver uma maneira de entrar em contato. Você também não precisa postar seu e-mail, telefone residencial e celular no site, mas deve haver pelo menos um formulário de contato. Existem sites que nem isto possuem.

Existem outros erros de usabilidade importantes? Deixe seu comentário abaixo!

Leave a Reply

Comente e ajude a criar um blog com a sua kara! ^^"